domingo, setembro 05, 2010

A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma rosa no deserto.

A história da iraniana sakineh é uma história comovente e é umas das histórias sem pé e nem cabeça que me faz proferir um monte de palavrões ao senhores da “religião”. Não farei aqui nenhuma crítica ao comediante* do século, senhor Lula e a futura presidenta e miss simpatia* senhora Dilma, mas como mulher, professora e amante da vida eu preciso fazer um adendo a história de Sakineh. Por um momento tento me colocar no lugar dela e me perco. Perco minha voz interna e tudo que consigo fazer é chorar. Provavelmente eu não tenha nada parecido com Sakineh. Nossas vidas são rios diferentes que correm por caminhos diferentes. Não tenho filhos, não pertenço a cultura islâmica e pude me divorciar sem problemas. Mas há algo que somos iguais, temos útero e amamos da mesma maneira....intensamente. Fico a pensar quando leio as reportagens e penso naquela rosa persa, encarcerada a espera da morte e quase sem esperança. O que será que ela está pensando? Estará sendo humilhada? Talvez estuprada (homens são iguais em qualquer lugar do mundo). Em que pensa? No esposo? Nos filhos? Em Alah? Teria valido a pena o amor? A escapadela? É tudo verdade? É tudo mentira? Teria alguém para enxugar suas lágrimas? Confiou demais em algum canalha que reza 5 vezes por dia? Ela pensa “onde foi que eu errei” ?... ou ela apenas pede perdão para quem é incapza de perdoar?
De fato aquela Rosa na pérsia, é mais um exemplo das atrocidades cometidas por homens que se dizem donos da verdade. Homens alucinados por seus próprios medos e fantasmas. Aquela rosa na pérsia é um ser humano e ainda me sinto indignada por saber que atrocidades como essas existem.

Aquela Rosa na Pérsia é fera ferida,
É flor no deserto, é coragem, é submissão
É revolução.
Aquela ROSA na Pérsia é mulher, é mãe, esposa
É amante,
É o rio que corre ao contrário;
É a verdade sem véu;
É lacuna no tempo.
Aquela Rosa na Pérsia é flor calada.
Lágrimas no deserto.
Aquela ROSA na pérsia ...
Porque a mulher é o maior de todas as revoluções.

Obs. Se Ahmadinejad é capaz de matar em seu próprio país, o que faria com outros países e mais um monte de urânio????????

Nenhum comentário: