sábado, março 27, 2010

feminismo I




Afinal de contas, o que é feminismo? Certa vez o grande Ferris Biller de curtindo a vida adoidado disse, “esse s montes de ismos”. Sim, o feminismo compõe mais uma dessas ideologias de ismos com um significado tão importante quantos os outros ismos. Ferris que me perdoe, eles são importantes sim!
Há quem diga – principalmente os patriarcais,que o movimento feminista foi um movimento onde mulheres peludas e sem pica, queriam ser iguais aos homens....serem tratadas iguais. Não é verdade, as mulheres do movimento feminista sério, nunca pretenderam ser fisicamente ou emocionalmente iguais aos homens- mesmo porque isso seria sem graça. Porquê? Simplesmente porque as mulheres não querem ser iguais aos homens.
Em regra geral senhoras como Olympe de Gouges, Etta Palm ou Mary Wollstonecraft nunca pensaram que ao fazer valer os direitos civis das mulheres muitos homens e mulheres automaticamente a projetariam como mulher fácil ou mulher sem valor a ponto de homens e mulheres a inferiorizarem como ser humano porque ela conquistou seus direitos.
Se eu tivesse que responder hoje o que é feminismo, eu diria que foi o movimento para conquistar o direito da mulher de participar da Liberdade, Igualdade e Fraternidade que se projetam em direitos civis, políticos e humanos. Uma questão a ser repensada por muitos que se quer sabem como funcionam uma mulher.
É claro que a grande massa machista hoje no mundo e principalmente no Brasil é composta pelas mulheres que criam seus filhos para serem machos com” M “, mas ainda assim há muito que aprender e compreender sobre o espaço e o papel feminino na sociedade.
Enquanto isso o gênero feminino ocupa um lugar de grande destaque – juntamente com minorias em direitos como negros, índios e homossexuais, nas mais diversas piadinhas que de bom gosto ou não colocam a mulher numa situação de inferior ao homem.
De fato, a grande revolução começa nas idéias, e quanto a isso, a dicotomia entre o moral e o imoral, certo e errado apropriado e inapropriado reinam e as coisas vão de mal a pior.

Um comentário:

Anônimo disse...

idéia absolutamente pertinente, parabéns!!!!!!!!!você é foda!